Campanha Outubro Rosa tem Caminhada e Pedal da Amizade em Itu 14 out 2018 | 10 visitas

(Foto: Renata Guarnieri)

No próximo fim de semana, dias 20 e 21, como parte da Campanha Outubro Rosa – promovida pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Instituto de Tratamento Unificado em Oncologia (OncoItu) e o Centro de Apoio ao Portador de Câncer Mais Vida e Solidariedade (ONG+Vida) – serão realizadas respectivamente uma caminhada pelas ruas centrais da cidade e a 12ª edição do Pedal da Amizade – Itu/SP. A caminhada terá concentração e aquecimento, às 8h30, na Praça da Independência (Carmo). Já o Pedal da Amizade terá início às 7h, em frente ao prédio da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) – Itu, na Avenida Daniel Ratti, 253, Pinheirinho.

Inscrições

Para participar da caminhada de 1,6 km, que contará com animação dos palhaços dos Doadores da Alegria e distribuição de pipoca e algodão doce, basta se dirigir até o local e, se possível, contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade (Funssol). Quem fizer a doação ganhará, enquanto estiver disponível no estoque, uma camiseta alusiva à caminhada.

O Pedal da Amizade, com um percurso de 35 km, está com inscrições abertas até o próximo dia 18 de outubro pelo https://itu.sp.gov.br/inscricoes/. Além de preencher o formulário disponível na referida página, o ciclista deve entregar no dia do evento um quilo de alimento (arroz ou feijão) e um pacote de fralda geriátrica (tamanho M ou G). Os alimentos serão doados ao Funssol e as fraldas geriátricas à Apae de Itu. A organização sugere aos ciclistas que usem roupas ou acessórios na cor rosa em alusão ao Outubro Rosa.

Ao longo do mês de outubro diversos pontos da cidade de Itu ganham iluminação e ou decoração na cor rosa em alusão à Campanha Outubro Rosa, que visa estimular e conscientizar a população para a prevenção do câncer de mama por meio do autoexame e dos exames periódicos, sem excluir a consulta periódica ao médico.

Câncer de Mama

O segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo é o de mama, respondendo por aproximadamente 28% dos casos novos a cada ano. Homens também são acometidos pelo câncer de mama, mas é raro e representa 1% do total de casos da doença.

O câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos, sendo que acima dessa idade a incidência cresce progressivamente, de forma especial após os 50 anos. Vários são os tipos de câncer de mama; alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria do casos tem bom prognóstico.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, a estimativa para 2018 é de 59.700 novos casos de câncer de mama. É importante ressaltar que o câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando as chances de tratamento e cura. As mulheres precisam estar atentas a qualquer alteração suspeita na mama e, caso notem algo de diferente, devem procurar o serviço de saúde para investigação diagnóstica.

A Campanha Outubro Rosa em Itu conta com apoio de Secretarias de Esportes/ Governo/ Segurança, Trânsito e Transportes/  Serviços Urbanos/ Turismo, Lazer e Eventos, Protur – Associação Pró-Desenvolvimento do Turismo Regional, Doadores da Alegria e empresas da cidade.

(Fonte: Secretaria de Comunicação)

 

    Roberta Rocha - Jornalista

    Tempo

    TV Expresso

    PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE

    Mais Vistos

    1. Dono de adega no Bairro Alto sofre tentativa de homicídio
      1.961 visitas
    2. PAT de Itu tem vagas disponíveis para o trabalhador
      212 visitas
    3. Festival de Churros e Brigadeiro acontece neste fim de semana em Itu
      165 visitas
    PUBLICIDADE

    Cinema

    + Cinema