PUBLICIDADE
Vacinação contra Poliomielite e Sarampo tem início neste sábado em Itu 3 ago 2018 | 7 visitas

(Foto: Arquivo/ Prefeitura de Itu)

Neste sábado (4/8), a Secretaria Municipal de Saúde promove vacinação contra a Poliomielite e contra o Sarampo em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h. A Campanha Nacional de Vacinação contra essas doenças ocorre no período de 6 a 31 de agosto, em todas as UBSs, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e no dia “D” em 18 de agosto, das 8h às 17h, nos mesmos locais.

De acordo com determinação do Governo Federal, a população alvo desta ação é composta de crianças de um ano até quatro anos 11 meses e 29 dias (não sendo vacinadas as crianças com as contraindicações específicas). A Secretaria de Saúde orienta os pais ou responsáveis pelas crianças nessa faixa etária a procurarem a UBS mais próxima de onde residem. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é alcançar, no mínimo, 95% de cobertura vacinal contra poliomielite e sarampo.

Doenças

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Em geral, acomete os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada, e a arreflexia no segmento atingido. A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar).

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Os principais sinais de sarampo são febre alta (acima de 38,5ºC); dor de cabeça; manchas vermelhas que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas e, em seguida, se espalham pelo corpo; tosse; coriza; conjuntivite; manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.

 

(Fonte: Departamento de Comunicação)

    Roberta Rocha - Jornalista

    Tempo

    PUBLICIDADE

    Mais Vistos

    1. Dono de adega no Bairro Alto sofre tentativa de homicídio
      1.991 visitas
    2. Boliche Dreams Game inaugura na próxima semana em Indaiatuba
      258 visitas
    3. PAT de Itu tem vagas disponíveis para o trabalhador
      223 visitas