PUBLICIDADE
Subprefeitura do Pirapitingui realiza ação preventiva contra o câncer de próstata 22 nov 2019 | 9 visitas
O câncer de próstata pode ser identificado com a combinação dos exames de Dosagem de PSA e Toque retal.
(Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura Itu)

Neste sábado (23), das 8h às 12h, a Secretaria de Saúde de Itu, realiza na Subprefeitura Regional do Pirapitingui, uma ação preventiva ao câncer de próstata para homens com 45 anos ou mais que residem na região. De acordo com dados divulgados pela Secretaria, o local é onde há menor registro de procura por exames preventivos pela população masculina na referida faixa etária.

A equipe de profissionais da Saúde, além de prestar orientações sobre a saúde do homem, promoverá durante a ação, nos casos necessários, agendamento de ultrassom e encaminhamento para o exame de Dosagem de PSA (exame de sangue que avalia a quantidade de antígeno prostático específico).

Para o coordenador do Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM) e médico urologista, Fabiano Ralid, o acompanhamento preventivo é muito importante. “Estabelecendo-se um diagnóstico precoce do câncer de próstata podemos aumentar em muito as chances de cura de cada paciente. Ações preventivas e de orientação como esta, que o município está realizando, só tornam mais fácil nosso acesso aos pacientes”, comenta o urologista.

O câncer de próstata pode ser identificado com a combinação dos exames de Dosagem de PSA e Toque retal. Diante da evidência de alterações no exame de toque retal e/ou alterações do exame de PSA, pode ser indicada a biópsia da próstata que é realizada por meio de ultrassonografia, a fim de retirar amostras do tecido da próstata que serão encaminhadas para análise em laboratório.

O atual governo tem investido muito na área da saúde de Itu e, devido à aquisição de equipamentos para diagnósticos de imagens e à estrutura do Hospital Municipal, os exames mencionados são realizados com brevidade na cidade. Em casos de confirmação do câncer, o paciente é encaminhado para o serviço de saúde pública em Sorocaba ou Jaú.

Para a Secretária de Saúde, Janaína Guerino de Camargo, a prevenção ao câncer de próstata é fundamental. “A população masculina que reside na região do Pirapitingui é a que menos tem feito acompanhamento médico, segundo os registros da Secretaria de Saúde. Essa informação muito nos preocupa, pois a prevenção é fundamental”, destaca.

Roberta Rocha - Jornalista

Tempo

PUBLICIDADE

Mais Vistos

  1. Dono de adega no Bairro Alto sofre tentativa de homicídio
    2.034 visitas
  2. Defesa Civil interdita prédio do Ituano Clube
    443 visitas
  3. Boliche Dreams Game inaugura na próxima semana em Indaiatuba
    399 visitas