Polícia Comunitária da GCM visa aproximação com a comunidade 26 out 2018 | 7 visitas

(Foto: Divulgação)

A atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) tem sido ampliada na cidade, por meio de uma proposta diferenciada implantada pela atual administração. Para colocar em prática a ideia central da denominada Polícia Comunitária, o comando da GCM tem viabilizado a aproximação entre os profissionais de segurança e a comunidade.

Esse novo modo de oferecer o serviço policial à população já pode ser notado pela ronda feita nas ruas centrais e também em escolas localizadas na região do Pirapitingui, mais precisamente no período noturno. Essa proximidade tem como objetivos orientar o cidadão, estabelecer ações preventivas para melhorar a qualidade de vida local, sem que o trabalho da GCM deixe de ser enérgico com marginais e agressores da sociedade.

Os princípios da Polícia Comunitária são filosofia e estratégia organizacional; comprometimento da organização com a concessão de poder à comunidade; policiamento descentralizado e personalizado; resolução preventiva de problemas a curto e a longo prazos; ética, legalidade, responsabilidade e confiança; extensão do mandato policial; ajuda às pessoas com necessidades específicas; criatividade e apoio básico.

Em Itu, os guardas redigem relatórios de reclamações de munícipes e indicam, por exemplo, pontos importantes para a segurança como a troca de iluminação, além de mais de 40 GCMs atuarem na fiscalização de posturas, revelando a amplitude da segurança pública.

(Fonte: Secretaria de Comunicação)

    Roberta Rocha - Jornalista

    Tempo

    TV Expresso

    PUBLICIDADE
    PUBLICIDADE

    Mais Vistos

    1. Dono de adega no Bairro Alto sofre tentativa de homicídio
      1.976 visitas
    2. PAT de Itu tem vagas disponíveis para o trabalhador
      213 visitas
    3. Boliche Dreams Game inaugura na próxima semana em Indaiatuba
      201 visitas

    Cinema

    + Cinema