PUBLICIDADE
Parque Natural Ilha da Usina será inaugurado em Salto nesse sábado 29 mar 2018 | 16 visitas

(Foto: Prefeitura de Salto)

O Governo de São Paulo e a Prefeitura de Salto inauguram no próximo sábado (31), às 12h, o Parque Natural Ilha da Usina, um atrativo feito em ilha intocada há quase um século, às margens do Rio Tietê. O poder público também entrega na ocasião as obras de revitalização do Caminho das Esculturas, Ponte Pênsil e Memorial do Rio Tietê, que integram o Complexo Turístico da Cachoeira. A cerimônia de entrega vai contar com a presença do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

O Parque Natural Ilha da Usina é um pedaço de mata intocado desde a abertura do canal da Usina Hidrelétrica de Porto Góes, na década de 1920. Trata-se de um local especial, suspenso por passarelas para que a passagem de visitantes não afete o solo e a vegetação da ilha. A madeira utilizada no parque é de reflorestamento, evitando qualquer tipo de dano ambiental.

O lugar é uma ampla sala de aula ao ar livre, que permite a realização de atividades de educação ambiental, arte, cultura e turismo ecológico. O novo parque municipal contará, no trajeto feito na passarela, no mirante e no auditório, com placas ilustradas com informações sobre a flora e a fauna existentes no local. Um vídeo sobre o Parque Natural também será apresentado aos visitantes dentro do auditório.

O atrativo foi criado com recursos do Governo de São Paulo, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dadetur). O Parque Natural se soma ao Complexo Turístico da Cachoeira e a outros três parques do município de Salto, sendo todos às margens do Rio Tietê.

Além da inauguração do novo atrativo, serão entregues as obras de revitalização de outros importantes pontos turísticos de Salto. É o caso da Ponte Pênsil e do Caminho das Esculturas, que estavam fechados à visitação pública desde 2014. Houve melhorias ainda no Memorial do Rio Tietê.

Sobre o parque

As obras do Parque Natural Ilha da Usina foram iniciadas em 3 de junho de 2016. O local é uma ilha artificial de 70 mil metros quadrados, às margens do Rio Tietê. Com flora e fauna intocados desde a abertura do canal da Usina Hidrelétrica de Porto Góes, na década de 1920, este é o quarto parque instalado em Salto.

O turista que visita o lugar percorre 230 metros de passarela suspensa por dentro da mata com painéis destacando algumas das espécies da flora e da fauna ali existentes, como a rara presença do taperá, espécie de andorinha, ave que é símbolo de Salto e que desapareceu ao longo dos últimos anos. Ao fim do percurso, chega-se a um mirante e um auditório, onde um breve vídeo institucional conta a história da cidade e da ilha.

O Parque Natural Ilha da Usina teve um custo total de R$ 1.475.540,62, arcados com verba do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dadetur), do Governo de São Paulo.

O acesso ao parque é gratuito e ocorre por meio do Complexo Turístico da Cachoeira, situação à Praça Archimedes Lammoglia, s/n, no Centro de Salto.

 

(Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa de Salto)

 

    Roberta Rocha - Jornalista

    Tempo

    PUBLICIDADE

    Mais Vistos

    1. Dono de adega no Bairro Alto sofre tentativa de homicídio
      1.982 visitas
    2. Boliche Dreams Game inaugura na próxima semana em Indaiatuba
      224 visitas
    3. PAT de Itu tem vagas disponíveis para o trabalhador
      222 visitas