PUBLICIDADE
Oito casos de sarampo são confirmados em Itu 19 set 2019 | 11 visitas
(Reprodução/ Internet)

A Secretaria Municipal de Saúde informou que, até a última quarta-feira (18), foram registrados na cidade 109 casos suspeitos de sarampo. Desse número, oito casos foram confirmados, 17 casos foram descartados e 84 casos aguardam resultados de exames. Todas as ações de bloqueio realizadas foram consideradas satisfatórias.

Como estratégia para tentar diminuir a transmissão da doença na cidade, novas regras para a visitação dos pacientes foram adotadas nos serviços de saúde.

Entre as regras, está a diminuição no tempo de visitas e também o número de visitantes/dia, considerando que a transmissão do sarampo se dá quando quem contraiu a doença tosse, fala, espirra ou até mesmo respira próximo a outras pessoas.

A única forma de prevenção é por meio da vacina, que tem sido aplicada de segunda a sexta-feira, das 7h às 17, em todas as 16 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, segundo orientações do Ministério da Saúde.

Vacina

Os grupos de pessoas contemplados nessa intensificação de vacinação contra o sarampo são: crianças na faixa etária de seis a 11 meses (uma dose de vacina sarampo-caxumba-rubéola); pessoas entre 1 e 29 anos de idade (duas doses com intervalo mínimo de 30 dias); pessoas entre 30 e 59 anos de idade (uma dose). Vale destacar que pessoas com 60 anos ou mais de idade não precisam ser vacinadas.

País

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, no período de 19 de maio a 10 de agosto de 2019, o Brasil havia registrado 1.680 casos de sarampo em 11 estados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1). Ainda segundo informações do referido Ministério, o coeficiente de incidência da doença foi de 0,80 por 100.000 habitantes.

Roberta Rocha - Jornalista

Tempo

PUBLICIDADE

Mais Vistos

  1. Dono de adega no Bairro Alto sofre tentativa de homicídio
    2.028 visitas
  2. Defesa Civil interdita prédio do Ituano Clube
    439 visitas
  3. Abastecimento de água em Itu é interrompido após contaminação criminosa
    384 visitas