PUBLICIDADE
Itu ganha novo espaço cultural 28 jun 2018 | 72 visitas

(Foto: Renata Guarnieri)

A inauguração da exposição permanente O tridimensional na coleção Marcos Amaro: frente, fundo, em cima, embaixo, lados. Volume, forma e cor, ocorreu na sede da Fundação Marcos Amaro, em Itu, no último sábado (23/06). A sede da Fundação está instalada na Fábrica de Arte Marcos Amaro, na antiga Fábrica São Pedro. O evento contou com as presenças de autoridades, entre elas, o prefeito Guilherme Gazzola e o secretário municipal de Cultura, Geraldo Gonçalves Júnior, e diversos artistas.

Guilherme Gazzola comentou sobre a visita que fez acompanhado por Marcos Amaro ao novo espaço cultural, que remete à antiga Fábrica São Pedro. Destacou que a utilização do espaço, que representa parte da história dos ituanos, como o “respirar da arte” é digno de agradecimento.

Na oportunidade, o artista, colecionador e presidente da Fundação, Marcos Amaro, apresentou uma obra original de José Ferraz de Almeida Júnior e inaugurou a Sala Almeida Júnior, um espaço expositivo em homenagem ao pintor ituano. Durante a solenidade ocorreram intervenções artísticas alusivas a algumas obras de Almeida Júnior como Caipira Picando Fumo e O Violeiro.

A exposição O tridimensional na coleção Marcos Amaro: frente, fundo, em cima, embaixo, lados. Volume, forma e cor, tem curadoria de Ricardo Resende e reúne aproximadamente 50 trabalhos entre pinturas, esculturas, relevos e instalações, de nomes como Adriana Varejão, Cildo Meireles, Iole de Freitas, Mestre Didi, Nelson Leirner e Nuno Ramos. Nos jardins da antiga Fábrica São Pedro há esculturas dos artistas Caciporé Torres, Emanoel Araújo, Gilberto Salvador, José Resende, José Spaniol, Marcos Amaro, Mário Cravo, Mestre Didi e Sérgio Romagnolo.

A visitação pode ser feita gratuitamente de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, na sede da Fundação, localizada na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Centro.

Artista

O artista e colecionador Marcos Amaro desenvolve trabalhos, predominantemente, com objetos aeronáuticos de grande proporção. A matéria em estado bruto, a descontextualização e o precário são as características do seu pensamento poético.

 

(Fonte: Assessoria de Imprensa de Itu)

    Roberta Rocha - Jornalista

    Tempo

    PUBLICIDADE

    Mais Vistos

    1. Dono de adega no Bairro Alto sofre tentativa de homicídio
      1.982 visitas
    2. Boliche Dreams Game inaugura na próxima semana em Indaiatuba
      224 visitas
    3. PAT de Itu tem vagas disponíveis para o trabalhador
      222 visitas